16.10.09

O DISCIPLO DE MARCELO LIPPI


Ciro Ferrara, treinador da Juventus, é mais um dos jovens treinadores (42 anos) em busca da afirmação definitiva no topo do futebol europeu.
A “Juve” está nesta altura a apenas 2 pontos do topo da classificação e a praticar um tipo de futebol “cínico”, à imagem de um grande Senhor da bola… Marcello Lippi. Mas isso tem explicação…
Quando, em 2001, Lippi regressou à Juventus, reencontrou um jogador que ele mesmo tinha dado indicações para contratar em 1994… Ciro Ferrara. Defesa possante, este napolitano sempre demonstrou ser um líder, também por isso foi um dos capitães da célebre “vecchia signora”. Deixou o futebol aos 38 anos, ao serviço da Juventus e passou de imediato a ocupar o cargo de adjunto de Lippi, que entretanto tinha deixado a “Juve” para treinar a Selecção italiana.
Após o Mundial de 2006, voltou a Turim e à “sua” Juventus, para treinar os juniores.
Na recta final da época 2008/09, Cláudio Ranieri é despedido e Ciro Ferrara “salta” para o cargo de treinador principal, como interino. A boa recuperação que culminou com o 2º lugar, à frente do Milan, foi a marca que deixou, não dando grande hipótese a que os dirigentes pensassem num outro nome para a época seguinte. Ele preparou a equipa e pelo que tem demonstrado, não se está a sair nada mal… O actual técnico da Juventus é claramente um discípulo de Lippi.

Sem comentários: