
A UEFA já emitiu para os seus associados a lista definitiva de acesso às suas competições, para a próxima época.
Está confirmado aquilo que alguma imprensa foi publicando desde o início da temporada desportiva: Portugal terá menos um representante para a próxima época.
Assim, o Campeão mantém o acesso directo à Fase de Grupos da Champions league e o 2º classificado tem de fazer duas "rondas" (3ª pre-eliminatória + Play-off) da Champions League.
Quanto à Europa League, perdemos um acesso ao Play-off, ficando o acesso "directo" a essa "ronda" destinada ao vencedor da Taça de Portugal. O 3º classificado, para chegar à Fase de Grupos, tem de fazer a 3ª pre-eliminatória + Play-off. O 4º classificado, tem de jogar mais um eliminatória (2ª e 3ª pre-eliminatórias + Play-off).
"Variações":
No caso do vencedor da Taça de Portugal ser um um clube já apurado, o finalista vencido entra na Europa League, no lugar "mais baixo" de acesso (tal como aconteceu ao Paços de Ferreira esta época), sendo que o acesso a cada uma das rondas da prova "sobe" uma posição: 3º classificado - play-off --- 4º classificado - Q3 --- finalista vencido da Taça de Portugal - Q2.
Caso os finalistas da Taça de Portugal tenham acesso garantido à Champions League, apura-se o 5º classificado na Liga Sagres, sendo que o acesso a cada uma das rondas da prova "sobe" uma posição: 3º classificado - play-off --- 4º classificado - Q3 --- 5º classificado - Q2.
Nota: Desde a reformulação que a UEFA implementou nas suas competições, que originou inclusivamente a criação da Europa League, que ficou delineado um novo sistema de ranking, com uma actualização anual. Este tem em consideração a "produção" dos clubes de cada um dos países nas competições, para além do desempenho das respectivas Selecções Nacionais. Este novo sistema beneficia os países menos "cotados", mas aumenta a competitividade entre os mais desenvolvidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário