3.12.10

PORTUGAL: FUTEBOL "FORA DE HORAS"


É incontornável, não se debate o futebol português sem falar da falta de adeptos nos estádios. Esta é uma frase repetida várias vezes, mas nunca de forma suficiente para quem gere as transmissões televisivas em Portugal.
Começamos mal com os regulamentos da LPFP, que fixam os horários da seguinte forma:
- sexta-feira, 1 jogo às 20h15
- sábado, 3 jogos às 17h15, 19h15 e 21h15
- domingo, 2 jogos às 18h15 e 20h15
- segunda-feira, 1 jogo às 20h15

Olhando aos horários estipulados pelos regulamentos, pergunto se se lembram de algum jogo transmitido às 17h15 de sábado?!
Pode parecer ridícula esta análise, mas parece-me que as TV´s querem este horário para poder transmitir jogos de outros campeonatos com "maior interesse" que o nosso!!!
Na história das nossas competições profissionais, tivemos 1 jogo transmitido num horário à inglesa (ou italiana), o Marítimo x Braga da época passada (11h30, no Estádio dos Barreiros).
Não faz grande sentido, especialmente de Inverno, ter um jogo às 21h15 de um sábado ou às 20h15 de segunda-feira. Isto porque não me parece que haja pais que levem crianças ao futebol, com temperaturas tão baixas como as que encontramos em algumas das regiões do país (Paços de Ferreira, Braga, Guimarães, Porto, Leiria, Figueira da Foz, etc...)
Se até agora tudo correu "mal" neste aspecto, chegado Janeiro não vai melhorar... basta verificar os horários da primeira jornada da Taça da Liga...

Sem comentários: