3.10.10

MAINZ 05: A SENSAÇÃO ALEMÃ


O futebol alemão volta a ter uma equipa-sensação na Bundesliga, depois do Hoffenheim... "ladies and gentlemens", o Mainz 05!!!
Sete vitórias em sete jogos! Que mais se pode pedir!? Rigorosamente nada, pelo menos até agora...
O Mainz é um clube que tem demonstrado grande capacidade, num campeonato que é dos mais competitivos do mundo. De entre as 7 vitórias, destaque-se, obviamente, a vitória no reduto do Werder Bremen e em Munique, frente ao campeão Bayern.
Em 2006/07 desceram à Bundesliga 2, época em que disputaram a permanência com o Wolfsburgo, tendo ficado a apenas 3 pontos. Na época seguinte, lembre-se, o Wolfsburgo foi o campeão! Que ninguém duvide da competitividade da Bundesliga.
A época passada trouxe o Mainz de volta ao grande palco do futebol alemão, tendo terminado a meio da tabela, numa temporada "tranquila".
Esta época não mudou muita coisa, aí pode estar o segredo. Thomas Tuchel é um jovem treinador, que chegou ao comando desta equipa depois de ter orientado as camadas jovens do clube. No plantel contam-se 12 nacionalidades e a média de idades ronda os 26 anos.
Como maior figura, até ao momento, está um jovem de apenas 19 anos, oriundo da formação do clube, André Shurrle. Ponta-de-lança de grande capacidade física, apontou 4 golos em seis jogos e tem sido decisivo na frente de ataque. Nesta altura está já a ser cobiçado por grandes clubes da Europa, tendo já havido rumores de uma transferência para Inglaterra, com Arsenal e Manchester United a "abrirem os cordões à bolsa" em muitos milhões de euros.
Voltando à estabilidade da equipa nos últimos anos, essa é comprovada pelas figuras de proa no onze-base, como o guarda-redes Wetko (30 anos, sempre jogou no Mainz); o macedónio Novetski (central que cumpre a 7ª época no clube); Bo Svenson (internacional dinamarquês, há 4 anos na equipa, ex-Celtic); Soto (médio batalhador colombiano, 5 épocas de Mainz); Karhan (eslovaco de 34 anos, 4ª época).
Ainda é muito cedo, é verdade, mas estão em 1º lugar, a 6 pontos do Dortmund (2º classificado) e a 13 pontos do campeão em título (Bayern Munique). As contas fazem-se no fim, mas que é um grande início... é!

Sem comentários: